5.5.10

Envelhecer não deve ser fácil



Eu nunca me prendi muito a idade e nem me preocupei com o futuro em relação a cabelos brancos, plásticas, corpo etc. Eu sempre me aceitei e vivi encarando os fatos naturalmente.

Vejo pessoas que omitem ou mentem a idade, ou que ficam desesperadas só de pensar no envelhecimento.

Estou chegando aos 3.3 e confesso, as coisas estão mudando um pouco. Mas mais em relação a ver o tempo passar. Em ver que o que mãe, tias, avós falavam está acontecendo: - o tempo passa rápido demais.

Minha filha fez 4 anos semana passada. E outro dia estava na minha barriga. Sim outro dia mesmo. Olho as fotos dela bebê e dá uma saudade. Aí vejo minha Vozinha como ela era, como ela está e imagino o quão difícil seja envelhecer.

Não consigo enxergar o lado bom. Acredito que o lado bom seja o amadurecimento, o conhecimento da vida, mas também, até certo ponto e até certa idade, porque depois, esse amadurecimento e conhecimento não servem para nada se você não consegue nem fazer xixi sozinho.

Poxa que difícil deve ser você não enxergar, você não conseguir correr, andar direito! Que difícil deve ser não poder dirigir e depender das pessoas até para fazer um pagamento no banco. Ou não poder subir uma escada, ter sua vida mudada por conta das limitações impostas pela idade, mas ainda ter no seu interior, na sua cabeça, uma vivacidade que não pode ser vivida, que não consegue ser mostrada.

Imagino a sua vida mudar e você não poder fazer nada. E não adiantar só tomar vitaminas, fazer exercícios, ter uma vida saudável e comer corretamente, a velhice chega e compromete tudo que você é, e tudo que você fazia até então. E não há nada que possa ser feito.

A vida simplesmente passa e quando você vê, já é Avó. Outro dia você era adolescente, fazia planos para o futuro e de repente o futuro chegou e nem tudo que você sonhou aconteceu. Aliás a realidade é sempre bem diferente das novelas, dos sonhos, e da nossa imaginação.

Dizem as más línguas (ou seriam boas) que quando não tem remédio, remediado está. Então bora... Bora viver porque o importante é ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro interagir! Interage aíííí